terça-feira, 25 de outubro de 2011

Solidariedade e Literatura



Solidariedade e Literatura


Muitas vezes, a solidariedade exige uma expressão material. Fui obrigada a uma reflexão mais aguda sobre minha prática de vida e meus discursos por um mundo melhor, a partir de um chamamento pelo qual fui profundamente tocada. Na presente semana recebi, da Associação de Psicanálise da Bahia, uma solicitação de doação de medula óssea. Imediatamente encaminhei o email para toda a minha rede e me senti em paz, já que havia feito o politicamente correto: comunicar a solicitação para todos os meus contatos. Fui para o trabalho pensando na pessoa de cuja vida depende uma doação.
         Tomei ciência de que o Hemoba, órgão receptor de tais doações, fica em Salvador, na Avenida Vasco da Gama, longe de minha casa e que portanto outras pessoas mais próximas, pensei teriam mais facilidade em atender ao pedido. Foi aí que me detive – no pedido. Alguém desesperado, talvez, faz uma campanha, para que um outro alguém doe alguma coisa que todos nós, repito, todos nós, temos em abundância e esta coisa pode salvar a vida de quem espera. Sem nos tirar nada, apenas a medula óssea, que não nos faltará, uma vez que a produzimos sistematicamente, podemos permitir que uma pessoa continue vivendo. Supus, com meu egoísmo, que a pessoa que espera poderia ser o meu filho. Imaginei o meu filho, próximo da morte, esperando pela iniciativa de alguém de boa vontade.
     Fui tomada por uma dor visceral. Imediatamente, venci minha inércia: num pequeno intervalo de tempo, fui até o HEMOBA; tiraram o meu sangue para fazer a classificação, me cadastrei, tornando-me uma doadora. Não basta encaminhar emails. São tantos os encaminhados que nem abrimos!... O politicamente correto não basta para salvar a vida de quem espera com uma pequena sobrevida. É uma corrida contra o tempo.
            Lembrei-me do livro de Steinbeck, As Vinhas da Ira, em que a personagem, não tendo o que oferecer a uma pessoa faminta, dá-lhe o leite que produzia para um filho nascido morto.
            A literatura nos diz que sempre temos algo para doar que nos dignifica. Porque não venceremos nossa inércia que quase nos convence de nosso egoísmo?









domingo, 23 de outubro de 2011

III - Fórum de Psicanálise e Sociedade - 2011


ARTE COMO PROCEDIMENTO

DATA: 26/10/2011 - QUARTA-FEIRA
HORÁRIO: 19:00
CONTATO: (71) 33478777
Local: Livraria Cultura do shopping Salvador 







Todos estão convidados à livraria cultura do shopping Salvador, para assistir a palestra de Antônio Saja que é filósofo, com Mestrado em Artes e Doutorado em Letras pela Ufba. Título da sua intervenção: "Arte como procedimento".



O Fórum é aberto ao público e terá a  coordenação de Cláudio Carvalho (Psicanalista).



As inscrições serão feitas no local. Começará as 19:00 no dia 26/10/2011.


Cláudio Carvalho - Autor do livro  O Educador e o Psicanalista: diálogos do cotidiano, Coordenador do Fórum de Psicanálise e Sociedade da APBa e do DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS NO MAM



Obs 1: Em breve vamos disponibilizar a venda em DVD do I Fórum de Psicanálise e Sociedade, 2011. O palestrante foi Contardo Calligaris.

Obs 2: Em breve vamos disponibilizar a venda em DVD do II Fórum de Psicanálise e Sociedade, 2011. O palestrante foi Paulo César de Souza.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

VAMOS DOAR MEDULA ÓSSEA! PRECISAMOS DE VOCÊ!






Olá amigos e amigas da Associação de Psicanálise da Bahia,

pedimos a todos vocês com idade entre 18 e 54 anos que cadastrem-se 

voluntariamente no banco de dados de medula óssea, pois precisamos de muitas pessoas

para que juntos possamos aumentar as porcentagens  de uma pessoa encontrar alguém compatível com seu código genético (isso não é fácil)

Assim,  busquem o local  adequado em sua cidade para fazer essa boa ação. Em Salvador/Bahia temos unicamente o HEMOBA (próximo ao HGE) que realiza esse cadastro.

Se você não for de nossa cidade, informe-se do local onde precisa realiza-lo.

Segue um link do youtube que pode esclarecer todas as suas dúvidas quanto a essa doação!


CONTAMOS COM TODOS!

O PROCEDIMENTO É SIMPLES E MUITO FÁCIL DE SALVAR VIDAS!









terça-feira, 4 de outubro de 2011

IV - Fórum de Psicanálise e Cinema - 2011


FILME: MEDIANERAS
DATA: 10/10/2011 - SEGUNDA-FEIRA
HORÁRIO: 19:30
Local: Saladearte Cine Vivo
CONTATO: (71) 33478777


José Queiroz - Psicanalista, coordenador do Fórum de Psicanálise e Cinema da APBa e Professor do Curso de Psicologia da UNIJORGE (jhqz@uol.com.br)