segunda-feira, 4 de abril de 2011

O MUNDO PRECISA DE POESIA

Em conversa com Damário Dacruz, no Pouso da Palavra, escutei do nosso poeta ausente que foi de um poema numa campanha publicitária para uma escola de Salvador que germinou a possibilidade em realizar o sonho de ofertar uma casa de cultura à cidade de Cachoeira e à Bahia. Damário pensava grande e desejava perfazer um total de dezenove rebentos. Não perguntei por que dezenove e não terei mais a possibilidade de obter a resposta.

A poesia foi inventada exatamente para isso: diante da falta de respostas, cotejamos as palavras em combinações para tangenciar o indizível. Ao me despedir e voltar para Salvador, não imaginava que o amigo poeta num alvorecer próximo sairia de cena com seu último verso.

Nascer é quase um milagre; morrer é a certeza esquecida. E é no intervalo entre a chegada e a hora incerta de sairmos de cena que, olvidados, inventamos a narrativa de nossas vidas. A cultura é o depósito de narrativas dos que feneceram. Por isso, todas as vezes em que formos discutir a melhor forma de manejar esse tesouro, temos a obrigação de respeitar a memória dos nossos mortos, sob pena de nos parecermos mesquinhos, menores do que somos e nos avizinharmos demais da vulgaridade.

Penso nessas coisas quando estou diante de discursos burocráticos a questionarem as cifras empregadas em educação e cultura; da falta de dinheiro para remunerar dignamente os professores às suspeições frente a iniciativas fomentadoras da criação artística. Exemplo recente foi a forma vulgar e maledicente com que parte da imprensa noticiou a autorização do Ministério da Cultura para captação de recursos, via Lei Rouanet, com a finalidade de criar um blog, idealizado por Maria Bethânia, para disseminar poesia.

A sofisticação singela da artista ao entoar as palavras é o avesso da indigência cultural dos promotores da opinião publicada ao tentar confundir a opinião pública. Cotejando as palavras em combinações bárbaras, esses “velhos bárbaros” precipitam respostas falsas a questões mal formuladas – e sem querer, atestam que o mundo precisa de poesia, escorrendo da boca de Maria Bethânia.


Cláudio Carvalho - Coordenador do Fórum de Psicanálise e Sociedade da APBa e Coordenador do DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS NO MAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário