sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Programação de atividades 2014

Ata de Fundação

25 anos de fundada


O grupo de psicanalistas que ora se constitui tem uma história. Assim, somos alguns a pensar que só se cria uma instituição a partir de um trabalho. 
Para nós chegou o tempo de decidir. Após anos de prática analítica, de trabalho teórico, é possível dizer que nos reconhecemos – reconhecemo-nos às nossas referências, a uma relação específica com o saber, a uma ética.
Nossa referência a Freud e Lacan não é um apelo à palavra do mestre como veredito, tampouco uma relação com os textos sacralizados e, menos ainda, uma via de promover mandarinato. Essa referência é um laço transferencial de trabalho- assim poderia chamar-se também nossa relação com a Associação Freudiana. Laço transferencial de trabalho que instala a pergunta: Quem sou – como eu sou, face a interpelação de meu paciente? Tomada de posição clara, sem ambigüidades, para que o ensino de Lacan se torne algo que nos questione tal qual a obra de Freud interrogou Lacan.
Partindo do fato que somos “doentes das palavras”, não nos interessa privilegiar a história em prejuízo da estrutura, continuar negando que a palavra faz obstáculo à comunicação, perseguir o sonho da intersubjetividade.
Ao apontar que o psicanalista se marca mais pela sua falta a ser do que pelo seu ser, não estamos promovendo uma cautelosa prática silenciosa do tipo “antes de tudo não prejudicar”. O psicanalista há de pagar em palavras, há de pagar com sua pessoa, prestando-se ao desdobramento da transferência.
Após a abertura de Freud, Lacan nos propõe o instrumento de reflexão que são os quatro discursos. Constituir-se em Associação é ainda não se esquivar as conseqüências da tese lacaniana que estabelece o Inconsciente como discurso do Outro, o que engaja a responsabilidade do analista tanto na cura quanto na sociedade. Salvador, Bahia, novembro de 1988. Assinam este Ato: Antonio Fernando Bermudez de Castro Dreyer, Denise Maria de Oliveira Lima, Euvaldo Moreira de Mattos, Juracy Rocha, Maria Cecília Bombana Fonseca, Maria Julieta Villas Voas Mendes, Solange Le Margueresse de Mattos e Velia Teresa Pura Ancares de Cotsifis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário