segunda-feira, 23 de maio de 2011

O_AMA

Um repórter perguntou a um dos americanos que participava dos festejos pela morte de Osama Bin Laden o que  significava aquele fato, e a resposta foi que agora, finalmente, os Estados Unidos poderiam seguir em frente.

Realmente, nesses quase dez anos após o 11 de setembro de 2001, o país mais poderoso do mundo moderno pareceu ter congelado diante do trauma e viu sua supremacia sofrer considerável abalo, a ponto de hoje ter seu reinado econômico ameaçado pela gigante China.

Mas outro fato histórico ocorrido neste recente intervalo merece atenção: a eleição do seu atual presidente. Além de ser o primeiro negro a chefiar a nação, sua origem familiar e seu nome são muito diferentes de seus antecessores. Nos primeiros rumores da próxima corrida presidencial, surgiu até um questionamento se ele nasceu em território americano.

Nada de grafias tipicamente ianques como Ronald Reagan, Bill Clinton ou George Bush, e sim algo muito mais etimologicamente ligado à cultura islâmica: Barack Hussein Obama II! Nome diferente de seus pares políticos e sobrenomes que se ligam muito facilmente a dois dos piores inimigos públicos do país: Sadam Hussein e... Osama Bin Laden, este personagem que, ao que parece, somente a partir de hoje será um fantasma menos capaz de assombrar os sonhos dos americanos, esses que nada tem a ver com o ideológico American Dream.

O joguete ortográfico – óbvio, mas cuja complexidade não parece resumir-se aí – não foi esquecido na histeria pública que tomou conta das ruas ao mesmo tempo em que o próprio presidente anunciava em coletiva a morte do seu quase xará: cartazes faziam brincadeiras com os dois nomes, do tipo: Obama 1 x 0 Osama.


Neste contexto de herói e vilão, cabe ao menos uma pergunta para fugirmos do simplório maniqueísmo: no inconsciente de cada americano, o que há do Osama no Obama?


Maurício Martins -  Psicanalista e coordenador do "Grupo I: Primeira Tópica", oferecido pela APBa às sextas-feiras (mauamartins@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário